Todo mundo sabe que sal em excesso faz mal, né... A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que a quantidade diária ingerida não ultrapasse 5 gramas (o equivalente a 2,4 gramas de sódio). Estudos já constataram que o brasileiro consome o dobro disso. Neste montante está incluso não apenas o sal de cozinha, mas também todo e qualquer alimento que contenha sódio, principalmente os industrializados.
E uma ótima pedida é fazer esse sal de ervas que pode ser usado em qualquer preparação, dando mais sabor aos pratos usando menos sal.
A receita básica inclui: sal grosso, orégano, alecrim, o tomilho e a sálvia. Lembrando que, o orégano tem alto poder antioxidante e propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. O alecrim tem ação antioxidante e cicatrizante, inibindo o crescimento de bactérias, e a sálvia e o tomilho, ambos com ação diurética e digestiva.
A receita é super fácil e pode ser feita de duas maneiras.
Receita 1:
1 xícara de chá de sal grosso
1 xícara de chá de orégano
1 xícara de chá de alecrim
1 xícara de chá de tomilho
1 xícara de chá de sálvia
Lave bem as ervas e seque com um pano limpo. Depois, coloque junto com o sal no liquidificador ou no processador de alimentos e triture tudo. Guarde a mistura em um recipiente fechado, em local fresco e seco.
Receita 2:
10g de alecrim
25g de manjericão
15g de orégano
10g de salsinha
100g de sal marinho
Preparo:
Bata os ingredientes no liquidificador. Guarde em pote de vidro bem fechado. Use no lugar do sal comum.
Aproveitem e não se esqueçam que sal faz mal à saúde e até os doces e refrigerantes tem sódio na sua composição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário