Eu sou super fã de polenta, ou angú, como se diz lá pelas Minas Gerais e na minha terrinha também, que não é Minas mas tá coladinho...
Acho que esse tempinho frio vai bem com qualquer ragú ou molho de carne, que cominam muito com uma polenta bem cremosa e bem quentinha. E, como hoje resolveu dar uma esfriadinha por aqui, acabei fazendo essa maravilha de prato.
Vamos à receita.
Rabada
1kg de rabada bem limpa e sem gordura
2 dentes de alho picadinhos ou amassados
1 cebola em cubos médios
1 cenoura em cubos médios
1/2 alho poró em rodelas
2 tomates em cubos
3 cravos de índia
1 canela em pau
3 anis estrelados
2 folhas de louro
sal e pimenta do reino a gosto
páprica picante a gosto
1 taça de vinho branco ou tinto, secos
Tempere o carne com o sal, a pimenta do reino, a páprica e o alho. Junte as especiarias e o vinho e deixe marinar por, pelo menos, 2 horas.
Retire a carne e sele bem por todos os lados. Reserve.
Refogue a cenoura, cebola, tomate e alho poró. Junte a carne e adicione o líquido da marinada. Cubra com água e deixe cozinhar na pressão por mais ou menos 40 minutos.
Pode ser que precise cozinhar por mais tempo. Quando estiver fervendo por uns 30 minutos abra a panela e verifique a maciez da carne e a quantidade de água, colocando mais, se necessário.
Assim que estiver cozida retire a carne e reserve. Bata o molho no processador ou mix, não esquecendo de tirar as especiarias.
Junte novamente a carne ao molho, deixe ferver e reserve.
Polenta
250g de fubá
250ml de caldo de legumes, frango ou água
2 colheres de manteiga
150g de queijo ralado
Coloque o caldo ou a água para ferver e vá adicionando o fubá aos poucos, como se fosse uma chuva, mexendo sem parar. Tempere om sal a gosto. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais ou menos 15 minutos, mexendo de vez em quando para nõ grudar. Pode ser que precise de um pouco mais de caldo. Caso precise, não coloque o caldo frio, sempre fervendo. Assim que estiver pronto, retire do fogo e misture a manteiga e o queijo e misture bastante. Finalize a polenta quando a carne já estive pronta. Sirva imediatamente.
Conheço muita gente que torce o nariz pra carnes de segunda, como rabada, língua ou costela, por exemplo, mas esses cortes são os mais saborosos e quem prova uma vez não deixa de pedir mais vezes.
vale a pena começar a provar coisas novas, gostos diferentes que os habituais. Eu mesma procuro sempre me policiar e provar coisas que eu digo que não gosto mas na verdade nunca comi.. Super indico!!!
Espero que gostem da receita e curtam bastante o blog.
Bjus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário